Destaque do Mês

Internet e cognição

domingo, 19 de setembro de 2010

Webquest na educação

Uma webquest é uma metodologia educacional direcionada para a pesquisa na internet. Não que fontes físicas (livros, bibliotecas) não possam ser utilizadas. Contudo, a idéia é a de utilizar as informações disponíveis no ciberespaço para produzir conhecimento.
Para Lévy, “o ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo” (LÉVY, 1999, p.17). Ou seja, aqueles que utilizam e divulgam informações na web são parte desse novo espaço comunicativo e é por isso que aprender a selecionar informações na rede parece tão importante hoje.
Através da webquest um professor pode dar um novo enfoque para o planejamento e a aplicação de suas aulas. Com esta metodologia é possível iniciar ou aprofundar os conhecimentos acerca de um determinado tema. Tudo isto de forma colaborativa e não dependente de se estar na escola. Uma webquest pode ser realizada em casa, a distância.
O professor precisará elaborar um plano de trabalho que contemple as etapas: introdução, tarefa, processo, recursos, orientações, avaliação e conclusão. Cada etapa, profundamente vinculada entre si, conduzem o aluno ao processo de pesquisa em fontes indicadas pelo professor, mas permitem a utilização de outras tantas a que o aluno chegue por conta própria.
É importante, contudo, situar o aluno na introdução sobre o que se espera dele, como ele deverá proceder no seu caminho de pesquisa (processo), dar-lhe mecanismos mínimos de organização (grupos, pesquisa individual). Por isto, o professor deve ter muito claros os seus objetivos ao solicitar uma webquest.
O diferencial da webquest é possibilitar o pensamento profundo sobre o tema de estudo. Não basta apenas selecionar superficialmente as informações, algo que os alunos fazem utilizando os atalhos “ctrl c/ctrl v”. Ao interligar esta seleção de informações à produção de algo que possa ser apresentado como resultado de pesquisa, cria-se um caminho para a produção de conhecimento, o que ocorre de forma mais marcante e motivadora para o aluno, pois ele é parte integrante e ativa do processo educacional.
“Na aprendizagem por projetos os alunos e professores levantam hipóteses, analisam, organizam, selecionam informações, buscam desenvolver novas formas de comunicação, (...), refletem, imaginam e exercitam a cidadania através de atitudes solidárias e autônomas, enfim, mostram o que querem, o que sabem e o que podem fazer – são autores e atores que criam e inovam nos procedimentos e metodologias utilizadas, descobertas e recriadas” (Barros, p.10). Trata-se de levar o aluno a pensar de modo científico (hipóteses, análise, resolução de problemas), a estimular a sua curiosidade.
Além da webquest tradicional (com as etapas mencionadas acima), há ainda modelos menores que podem ser usados para o planejamento de uma única aula e que envolvem tarefas mais práticas. Este é o caso das miniquests e dos caça-tesouros. Alternativas interessantes para professores do ensino fundamental, por exemplo.

Visão particular

A webquest é uma metodologia riquíssima para ser explorada pelo professor. Isto porque ela pode tornar a aprendizagem divertida, dependendo do enfoque dado pelo professor.
Visitei webquests voltadas para a utilização de mídias na educação e formação de professores.Há desde tarefas muito básicas a tarefas mais exigentes e complexas. Tudo depende do grupo e dos objetivos do professor.
Caso as tarefas elaboradas sejam realmente dinâmicas e capazes de despertar o pensamento crítico do aluno, é possível, através de uma webquest, estabelecer projetos em que o aluno pode participar ativamente da produção do conhecimento. Na pedagogia de projetos uma webquest pode ser um ótimo recurso.


Webquests visitadas
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=16556&id_pagina=5 – sobre uso das tecnologias


http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=20138&id_pagina=1 sobre variação lingüística

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=16125&id_pagina=1 – webquest na escola (recomendável para apresentar aos profes)

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=16556&id_pagina=1 – sobre uso das tecnologias educacionais
Fontes citadas:
BARROS, Gílian Cristina. Webquest: Metodologia que ultrapassa o ciberespaço. Paraná, novembro de 2005, p. 10)
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999, p.17)

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