“Finalmente percebemos que a internet é mais do que uma rede de computadores. Homens e mulheres de todos os cantos do mundo estão se comunicando graças à maior interface social já conhecida pela humanidade. A cultura digital lançou as bases para uma nova sociedade. E esta sociedade está avançando o diálogo, o debate e o consenso através da comunicação. Porque a democracia sempre floresceu onde há abertura, aceitação, discussão e participação. E o contato com os outros sempre foi o mais eficiente antídoto contra o ódio e o conflito.
É por isso que a internet é uma ferramenta para a paz. É por isso que qualquer um que pode usá-la pode plantar as sementes da não-violência, e é por isso que o próximo prêmio Nobel da Paz deveria ir para a Net. Um Nobel para cada um e para todos nós.”
O Prêmio Nobel é uma criação de Alfred Bernhard Nobel. Desde sua instituição, em 1895, este prêmio sempre foi entregue a pessoas. Seres humanos com alguma notoriedade em suas ações para aplacar conflitos, estabelecer a paz. Madre Teresa de Calcutá foi um exemplo. Os laureados mais recentes (apenas de 2000 para cá) incluem nomes como: Kofi Annan, das Nações Unidas (2001); Mohamed Elbaradei, da Agência Internacional de Energia Atômica (2005) e Barack Obama, presidente dos EUA (2009).
Em 2010, entre os 237 nominados figura a Internet, contando com uma campanha online na qual os internautas postam seus vídeos a favor desta eleição. Em minha modesta opinião, o vídeo oficial traz alguns pontos pertinentes:
1º) temos uma nova sociedade se estabelecendo. Mais cooperativa, mais colaborativa, mais conectada.
2º) diálogo, debate e consenso fazem parte do processo de comunicação e podem, sim, ser eficazes para vencer o ódio e o conflito.
3º)a internet é uma ferramenta.
Sim, a internet é uma ferramenta, um recurso, uma interface de interação, uma rede de conexões muito diversas entre homens e mulheres, de todo o mundo. Uma ferramenta que permite que se esteja “aqui” e ao mesmo tempo “lá”, onde estiver alguém ou algo que desperte o interesse. Uma ferramenta para divulgação de idéias, de vídeos, para compartilhamento de conhecimento, informação, música, entretenimento. Uma ferramenta democrática, que atende ao usuário do 1º mundo e ao do país emergente. Mas tão somente uma ferramenta.
Não é ela que promove a paz. É o ser humano por trás da ferramenta que garante o seu uso para o bem ou para o mal. É este ser que é capaz de organizar uma briga de torcidas através de uma rede social ou criar uma ONG para auxiliar um semelhante que passe por necessidade. Assim, as sementes da não-violência não são plantadas pelos usuários da internet simplesmente, mas a net pode ser uma plataforma de lançamento dessas sementes graças aos valores humanos que estão sendo comunicados, compartilhados.
Eu não vou participar do debate sobre a indicação da internet para o prêmio Nobel da Paz, eu não vou criar um vídeo sobre isso. Vou postar um outro vídeo, tão colaborativo quanto a internet, divulgado graças a ela, talvez possível também graças a ela... a diferença é que neste, embora haja técnica presente, é a emoção que fala mais alto, uma emoção que independe da sua raça, da sua história de vida, do país de onde você é, da escolaridade que você tem. Esse, com todas as suas diferenças, é capaz de apaziguar os espíritos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário